Modalidades
合気道
AIKIDÔ pode ser traduzido como o "Caminho do Espírito Harmonioso". É uma arte marcial relativamente nova criada por Morihei Ueshiba e baseada em antigas técnicas de combate japonesas.
Utiliza muito as técnicas de imobilização e lançamentos, e como outras artes marciais Japonesas, enfatiza bastante o respeito ao próximo, disciplina e harmonia no espírito.
Embora seja uma forma dinâmica e muito eficaz de autodefesa, ensinada para a Polícia de choque de Tóquio, o Aikido trabalha pela não agressão e pela solução pacífica de conflitos.
O Aikido pode ser praticado por homens, mulheres e crianças de qualquer idade. Não existindo torneios, pontos ou competições, em vez disso, os alunos trabalham juntos em duplas ou grupos, ajudando uns aos outros a aprender e melhorar suas técnicas. Os alunos estabelecem suas próprias metas e o ritmo de seu próprio treinamento.
柔道
JUDÔ significa caminho suave, ou caminho da suavidade. é uma ARTE MARCIAL praticada como esporte de combate e fundada por JIGORO KANO em 1882 no Japão.. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de JUJITSU, arte marcial praticada pelos “BUSHI”, ou SAMURAIS durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica.
O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos.
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o JUDOGUI e que, com o OBI (faixa), formam o equipamento necessário à sua prática.
O JUDOGUI é composto pelo UWAGUI (casaco) , pelo SHITABAKI (calça) e o OBI (faixa), o JUDOGUI pode ser branco ou azul, sendo o último utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos e para a identificação dos atletas durante as transmissões de televisão (TV).
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos Artes Marciais mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, o Judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele mesmo.
Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual".
空手道
O Karatê-Dô é uma Arte Marcial que utiliza golpes como socos, chutes, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta.
Karate, em Japonês significa Mãos Vazias e Dô, como em todas as artes marciais Japonesas, significa Caminho. Portanto Karate-Dô é o caminho das mãos vazias que é regida por uma série de Lemas, Filosofias e Disciplinas. Um praticante de Karatê-Dô é chamado de karateka.
O Karate-dô praticado no Nippin C. Club é do estilo Shotokan e está filiado a FPKT (Federação Paulista de Karate-dô Tradicional) e a JKA Brasil (Japan Karate Association).
Além das técnicas de luta, o Karate ajuda na formação do caráter e da disciplina.
KARATE INFANTIL:
Através de aulas lúdicas, as crianças desenvolvem suas habilidades fisicas e motoras.
Também um trabalho de socialização, cordialidade, confiança, atitudes saudáves e positivas para equilibrar seus impulsos naturais.
KARATE MELHOR IDADE:
Recomendada e praticada em muitos países, além da atividade física de baixo impacto, auxilia muito no equilíbrio, memorização e concentração,
KARATE ADULTOS :
Auto confiança nos estudos, vida profissional, cordialidade e defesa pessoal.
“ No karate, se cumprimenta antes e depois de um combate ! “
剣道
KENDÔ significa O Caminho da Espada , é uma arte marcial moderna de origem japonesa, cujo objetivo principal é educacional, para a formação do caráter da pessoa segundo os preceitos do “Bushido”, o código de honra dos Samurais do Japão Feudal
O praticante de kendô é chamado de kenshi ou kendoka.
Os Samurais praticavam diversas artes marciais e a esse conjunto deu-se a denominação de “Bujutsu” (“Técnicas de Guerra”) e de “Budô” (“Caminho da Guerra”), mas com uma importante distinção entre eles. Enquanto o “Bujutsu” se refere à prática das técnicas em si, com foco na parte física do combate, o “Budô” se refere a essa prática como um caminho para o praticante não apenas dominar as técnicas marciais, mas também cultivar um estilo de vida norteado pelo “Bushido” que preceitua a justiça, benevolência, coragem, respeito, sinceridade, lealdade e honra como as principais virtudes a serem por eles cultivadas em seu caráter e praticadas na vida diária.
O Kendô pode ser praticado por pessoas do gênero masculino e feminino e, embora não haja formalmente nenhuma limitação de idade, tem sido recomendado iniciar a prática apenas a partir de 6 anos de idade. Para cima, não há efetivamente nenhuma restrição, sendo comum haver praticantes ativos com idade bastante avançada, superior a 80 anos.
Na sua forma esportiva, a prática é bem mais difundida na modalidade de Kendô, na qual os praticantes são separados por categorias estabelecidas de acordo com o gênero, a idade e a graduação, podendo competir na modalidade individual ou por equipes, sendo que, tanto na disputa individual como entre equipes, os combates (“Shiais”) ocorrem sempre entre dois oponentes, determinando-se o vencedor, na disputa entre equipes, pela soma das vitórias e dos pontos obtidos pelos membros da equipe